Sem nos darmos conta, consciente ou inconsciente já desenhamos ou rabiscamos uma mandala em nossa vida.

As mandalas são imagens universais que estão gravadas no nosso inconsciente. E quando as desenhamos, buscamos nesse inconsciente, elementos simbólicos de nossos ancestrais.

Carl Jung chamava as mandalas de arquétipos, por serem as mandalas tão antigas quanto a alma.

Quando olhamos a nossa volta, percebemos que o universo está repleto de mandalas. No olho humano, no sol, nas flores, frutos, planetas, galáxias, basta observarmos e encontraremos diversas mandala à nossa volta.

As mandalas representam nada mais que a geometria sagrada. A geometria que existe em absolutamente tudo o que existe, nos harmônicos do som, da luz, da energia e qualquer matéria que se conheça é construída por esse padrão matemático geométrico. Por conta disto, conhecida como geometria sagrada, a geometria da criação de todo o universo.

Mandala traduzida pelo Sânscrito significa círculo, mágico e sagrado. O círculo é uma forma perfeita e nas mandalas os círculos podem ser simples e, ou extremamente intrincados.

Em uma mandala há sempre um ponto central, que representa a essência. Um ponto central que de onde tudo parte e para ele tudo se converte. Este ponto central representa uma existência superior e uma fonte de criação, portanto, todos os elementos de uma mandala surgem fluindo e se desenvolvendo para ele.

Uma mandala na maioria das vezes possui estruturas geométricas e simétricas, incluindo numerologia,simbologias e cromoterapia. Esses são os fatores que determinam o campo vibracional de cada mandala. As cores acabam por compor esse poder vibratório e criam uma força que definem grande parte de mandala.

Quando ocorre o contato visual com uma mandala, nossa energia é alterada e modificada sempre de maneira positiva. O campo de força criado em uma mandala é capaz de modificar a nossa energia em vários níveis: mental, emocional e físico. Estimulando a mente, equilibrando as emoções e ativando processos físicos, ajudando a restabelecer sua função plena.

É por isso que quando olhamos uma mandala, nos sentimos atraídos, porque nossa essência se conecta com a criação e ela permite que fluam nossas energias estagnadas.

A mandala também tem uma função purificadora e harmonizadora de ambientes.

“A mandala é uma fonte de cura – no sentido amplo, benéfico e quase sagrado que ela tem (CELINA FIORAVANTE).”

No Oriente as mandalas são utilizadas na maioria das vezes de forma religiosa, tendo diferentes meios e utilizações. Entre os Hindus, as mandalas são vistas como símbolo da presença divina: os “Yantras”, que são utilizados para a meditação, na busca da concentração e iluminação interna.

No Tibet, alguns monges levam dias e até meses para construir imensas mandalas em seus templos e assim que as terminam, destroem completamente representando assim a não perenidade das coisas, pois tudo que passa pelo universo tem um tempo limitado.

Já no Ocidente as mandalas são mais utilizadas com fim arquitetônico e decorativo, servindo para enfeitar e embelezar ambientes.​

 

UTILIZAÇÃO E CONFECÇÃO DAS MANDALAS

A Mandala pode ser utilizada na decoração de ambientes, na arquitetura, ou como instrumento para o desenvolvimento pessoal e espiritual.


Uma Mandala pode restabelecer a saúde interior e exterior.

Podemos usar uma Mandala para a cura emocional, que refletirá positivamente em nosso estado físico, e assim ficaremos com mais saúde e vigor. Também podemos utilizar uma Mandala para a cura de ambientes, como o familiar e o de trabalho, ou para preparar um espaço especial, onde você irá meditar ou fazer sessões de cura, como massagem, Reiki, astrologia,psicoterapia, Yoga.

Uma das utilizações da mandala é na terapia. Segundo Carl Jung, a mandala pode simbolizar movimentos em direção a um crescimento psicológico, expressando a ideia de um refúgio seguro, de reconciliação interna e inteireza.

A Mandala Personalizada ou Mandala Pessoal, poder ser desenvolvida para diversas finalidades, como Logomarcas, Tatuagens, Painéis de Parede e, ainda para mais de uma pessoa, como casais, empresas, grupos de amigos, sua família!

Para atender a elaboração e confecção da mandala personalizada, é necessário que haja uma breve entrevista, respondendo algumas perguntas, mesmo que por email, whatsap, telefone ou a maneira que convier para ambos.

A Mandala Personalizada ou Pessoal, é feita a partir de uma leitura energética, de modo que o desenho vibre a sua energia, ou com base no que você está querendo transformar, movimentar, mudar, iluminar, equilibrar, curar!!!

Pode ser inspirada, ainda, em algo que tenha um significado muito especial para você, ou em uma intenção específica.

Além de Mandalas em mdf, pintadas à base de tintas acrílicas,envernizadas e decoradas com pedrarias,  Temos também outros artesanatos decorativos todos feitos e pintados à mão, como: caixas em mdf, bijuterias, semi joias, luminária, filtro dos sonhos e outros.

KARLA MARIA MASSARELI

Mandala